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Google Web Stories: saiba o que são e como ativá-los para aprimorar o seu SEO

15 fev,2022

A forma como usamos o conteúdo na web pode mudar de um dia para o outro, mas é sempre certo que queremos um conteúdo bom e dinâmico que nos forneça informações rapidamente. Os web stories são perfeitos para isso!

O formato Stories se espalhou pela web de forma impressionante e promete gerar um grande número de visualizações para os sites que aproveitarem essa novidade.
A tendência tornou-se tão forte que até o Goolge, o maior mecanismo de pesquisa do mundo, decidiu adotá-la, criando o Google Web Stories.
No conteúdo de hoje, temos um pequeno guia sobre essa nova forma de distribuir conteúdo organicamente.

Saiba como criá-los e veja as melhores práticas de SEO para Web Stories recomendadas pelo próprio Google, de modo a otimizar ainda mais seu alcance e oportunidades.

Conheça os Google Web Stories
Incorporadas pelo Google há alguns meses, os Web Stories são semelhantes aos stories do Instagram. O objetivo é melhorar a experiência do utilizador na hora de visualizar conteúdo na web, principalmente por meio de dispositivos móveis.
Esse formato foi criado pelo Snapchat em 2011 e explodiu em toda a internet em 2016, quando o Instagram começou a usá-lo na página inicial.
Em seguida, outras redes sociais seguiram a tendência: Facebook, WhatsApp, Twitter e até o LinkedIn aderiram ao recurso.
Portanto, esse formato já é bastante familiar para utilizadores de todo o mundo, além de ser amplamente utilizado e incentivado.

A popularidade do Stories dá ao novo recurso do Google um enorme potencial que as marcas devem explorar nas estratégias de Inbound Marketing.
Embora o formato seja mais focado na experiência móvel, também é compatível com visualizações de desktop e atualmente aparece em três canais: na pesquisa clássica, no Google Imagens e no Google Discover, onde têm grande destaque.

Saiba como criar bons Google Web Stories
Nos tópicos abaixo você vai ter contato com dicas importantes para fazer Web Stories eficientes.
Siga essas dicas para criar stories memoráveis e elevar a sua estratégia de Marketing de Conteúdo a um novo patamar.

Dê prioridade a vídeos
A mídia de vídeo é mais adequada para web stories porque gera mais envolvimento quando comparada às métricas de textos e imagens, apesar de ambos formatos poderem ser adequados para uso nos stories.

Seja breve
Escreva de forma objetiva e evite muito texto em um mesmo post. O truque é escrever apenas o necessário e combinar diferentes fontes para criar uma experiência tipográfica que capte a atenção do usuário.

Perspetiva pessoal
As pessoas tendem a preferir stories interativos e humanizados. Por isso é tão importante se conectar com seu público.
Uma opção para dar ao seu conteúdo uma perspetiva pessoal é aparecer na frente da câmera e interagir com o público.

Narrativa
A construção de histórias faz toda a diferença em um web story envolvente. Uma boa narrativa criará mais reconhecimento do consumidor com sua marca, produto ou serviço.

Veja dicas de otimização para SEO
Em geral, o SEO para web stories segue os mesmos princípios que são aplicados ao resto do conteúdo na web.
Em outras palavras, você precisa encontrar os tópicos certos, otimizar suas postagens e estruturar de acordo com bons métodos de experiência dos usuários. Veja cada um deles em detalhe abaixo.

Defina a palavra-chave
No mundo digital, as palavras-chave são elementos indispensáveis para gerar tráfego. O ideal é fazer uma busca e encontrar palavras-chave mais relevantes para seu nicho.
Palavras abrangentes são mais competitivas, então o truque é usar termos específicos (cauda longa), o que também permite alcançar pessoas mais segmentadas e mais interessadas nos tópicos abordados/comercializados.
Mesmo com menos tráfego, essa estratégia te ajuda a atingir um público qualificado. EM SEO para web stories, assim como em campanhas de Twitter Ads, a segmentação é muito necessária para otimizar os resultados e o orçamento.

Além de palavras-chave que posicionam seu conteúdo nas buscar do Google, ele também serve como guia na produção de texto.
Elas devem ser inseridas:
  • No título;
  • Na descrição da imagem;
  • No primeiro parágrafo;
  • Ao longo do texto.

As outras dicas de SEO a partir daqui giram em torno do formato e detalhes da estrutura do conteúdo.


Organize o conteúdo

Os motores de busca não são fãs de textos longos que não são divididos em parágrafos. Como o objetivo deles é promover a melhor experiência para o utilizador, ele penaliza o conteúdo mal estruturado.
Por isso, crie uma história convincente e mantenha-a até ao final do carrossel. Em outras palavras, você precisa despertar a curiosidade do utilizador para incentivar que ele continue consumindo.
Divida o conteúdo em pequenos blocos. Sempre que puder, destaque partes importantes do texto em itálico ou negrito e é importante que o leitor consiga distinguir os títulos do corpo de texto.

Considerações finais
Os Google Web Stories são ferramentas muito interessantes de se explorar, em especial para a divulgação de Marketing de conteúdo.
Por isso, invista na ferramenta de forma estratégica e expanda o alcance da sua marca de forma criativa e informativa, atraindo a atenção dos utilizadores por meio do novo formato de conteúdo proporcionado por uma das maiores plataformas de busca.

Artigo escrito por Ideal Marketing - Uma plataforma de automação de Marketing

Imagem: Tecnologia foto criado por DCStudio - br.freepik.com