Investir numa loja online?

20 Jan,2020

A tendência do e-commerce veio para ficar. Estima-se que em 2025, o volume de compras online alcance os 8,9 mil milhões de euros em Portugal, o que significa que 59% dos portugueses vão passar a fazer compras online. De acordo com o último estudo da Associação de Economia Digital (ACEPI), “Estudo da Economia Digital em Portugal”, já em 2017, o volume de comércio eletrónico alcançou os 4,6 mil milhões de euros.





É mais evidente do que nunca que se atravessa um momento crucial de viragem. O comércio eletrónico pode ser, de facto, a oportunidade que aguardava para fazer crescer o seu negócio. Mas, afinal, de que vantagens estamos a falar?


Vender além fronteiras

Já imaginou ter a possibilidade de alargar o seu leque de clientes para o outro lado do mundo? Com a loja online quebram-se todas as barreiras geográficas e o espectro de clientes alarga-se a uma comunidade global.


24h: Non stop

Com a loja online acessível 24h, passa a não existir um horário de funcionamento, pelo que poderão ser 4h da manhã e ter clientes a efetuar compras no seu site. Desta forma, não se perderão mais oportunidades de negócio por meras questões de horário.

Tão longe e tão perto

Diz o velho ditado que “quem vê caras, não vê corações”. A boa notícia é que na sua loja online poderá entender melhor os corações dos seus clientes. Com as ferramentas de análise, é possível rastrear o comportamento dos utilizadores, quais são as preferências do seu cliente, aquilo que ele procura e o trajeto que efetuou para comprar o seu produto.
Além disso, consegue também perceber qual foi a eficácia do anúncio que produziu e colocou online. Passa assim a ser mais fácil conhecer o seu público-alvo, perceber como publicitar e como cativar mais clientes.
É ainda possível ir mantendo sempre contacto com o seu público. Os formulários de contacto e compra, a newsletter, os chatbots e a integração das redes sociais na sua loja online permitirão informar o seu cliente, acompanhar e conhecer de perto (ainda que ao longe) o que o seu cliente procura.


Investir com menores custos

Pagar luz, renda e água são preocupações a ter numa loja física. Na web não existem essas despesas extra, uma vez que pode explorar este negócio a partir do conforto do seu sofá ou a partir de qualquer outro lugar. Não exige, portanto, a mesma manutenção do espaço real, por isso deixará de ter que solicitar os serviços de limpeza diários, nem terá de se preocupar mais com o serviço de manutenção para as máquinas da sua loja física. Não haverá necessidade de ter tantos gastos com mão-de-obra como teria se investisse antes numa loja física.

"Tenho uma loja online, logo existo"

O número de empresas a apostar na criação de lojas online tem aumentado de ano para ano. Esta tendência acompanha a do público que na hora de procurar um serviço ou produto o faz online. Quando isto acontece, é importante que a sua loja online apareça e seja a resposta para o problema do seu público-alvo. Mais do que nunca, não ter uma presença online significa perder potenciais clientes.





Com a crescente importância do e-commerce e depois de todas as vantagens mencionadas, de que está à espera? Fale connosco.