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E-mail marketing: 4 dicas para uma estratégia de sucesso

10 nov,2021

Caixa de correio com cartas
O e-mail marketing é uma ferramenta bastante útil para se conectar com a sua audiência, promover a sua marca e aumentar a venda do seu produto ou serviço.

Como e por onde começar uma estratégia de e-mail marketing?

1 - Definir quais os objetivos
Tal como acontece para qualquer estratégia de marketing, é importante definir de forma clara quais os objetivos. Este passo será fundamental para o foco ao longo do processo.
No caso do e-mail marketing, os objetivos mais comuns passam pelo aumento da visibilidade da marca, a aquisição de novos clientes, o aumento do tráfego para o website ou a melhoria da relação com o cliente.

2 - Construir a lista de e-mails
No que diz respeito à construção de uma lista de e-mails, é importante que esta seja feita de forma orgânica (por exemplo através do preenchimento de um formulário).
Apesar de ser um tática utilizada por alguns profissionais, a compra de lista de e-mails, embora seja um processo mais rápido não é de todo a solução mais eficaz uma vez que para além de poder danificar a imagem da marca, existe o risco de o e-mail ser identificado como SPAM.
Para além disso, uma lista de e-mails construída de forma orgânica garante que os subscritores se inserem no seu público-alvo, isto é, será uma lista construída por pessoas com interesse nos seus produtos ou serviços.

3 - Segmentar a lista de e-mails
A segmentação da sua lista de e-mails é uma excelente forma de obter conhecimento sobre os seus subscritores: qual a identidade demográfica e geográfica ou qual o seu comportamento para com o seu produto/serviço.
Ao criar listas de e-mails segmentadas, está a facilitar personalização da comunicação de acordo com o segmento identificado.

4 - Planear o envio dos e-mails
O planeamento de quando enviar os seus e-mails é um ponto chave para a estratégia de e-mail marketing.
É importante que defina a regularidade com que envia os e-mails de forma a manter o contacto com os seus subscritores, sem no entanto enviar demasiados e-mails correndo o risco de cancelamento de subscrição.

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Baseado em: Shane Barker

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