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Estratégia de Marketing: O que é e como criar a sua

13 jul,2022

Digital marketing strategy
Uma estratégia de marketing refere-se ao conjunto de ações colocadas em prática e que visam o cumprimento dos objetivos definidos.
O sucesso de uma estratégia de marketing depende não só de um bom planeamento, mas também de um acompanhamento durante a sua execução.

Diferenças entre estratégia de marketing e plano de marketing
Estratégia de marketing e plano de marketing são conceitos com significados distintos.
Enquanto que o plano de marketing diz respeito ao documento escrito que detalha as ações necessárias para se distinguir os objetivos, a estratégia de marketing refere-se às ações descritas no plano de marketing.
Estes dois conceitos são assim distintos mas complementares, na medida em que o plano de marketing se baseia em estratégias de marketing.

Principais tipos de estratégias de marketing digital
1 - Inbound Marketing
Esta metodologia (também conhecida como marketing de atração) tem-se tornado cada vez mais popular e utilizada devido aos resultados que produz.
No Inbound Marketing, o foco principal é o cliente, e o objetivo passa por atrair e conquistar a sua atenção e construir uma relação com ele, através da produção de conteúdo relevante.

2 - Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é considerado um dos pilares do inbound marketig.
Esta estratégia consiste na produção de conteúdo relevante de forma a marca educar o público-alvo, conquistando a sua confiança e tornando-se uma referência no momento da compra.

3 - SEO
Quando falamos em marketing digital é praticamente inevitável não se falar também em SEO (Search Engine Optimization).
De forma sintetizada, esta técnica refere-se à otimização dos websites de forma a que estes fiquem o melhor posicionados possível nos resultados dos motores de pesquisa (também conhecido como SERP).

4 - Redes Sociais
Para além de funcionarem como um ótimo canal para a divulgação e venda dos seus produtos e serviços - o chamado social selling - as redes sociais são também uma boa ferramenta para interagir com o seu público-alvo.

5 - E-mail Marketing
Esta estratégia consiste no envio de e-mails com o objetivo de criar e manter uma relação com o cliente, tendo em vista o aumento das vendas.
Ao contrário daquilo que alguns possam pensar, o e-mail marketing não está morto. De acordo com o Statista, em 2020 mais de 4 mil milhões de pessoas utilizavam e-mail e prevê-se uma tendência de crescimento para perto dos 5 mil milhões de pessoas em 2025. Estes são apenas alguns dos dados que demonstram o potencial de alcance desta estratégia de marketing digital.

6 - Vídeo
A produção de conteúdo em formado de vídeo tem-se revelado uma das estratégias de marketing mais eficaz, pela sua capacidade de captar a atenção e interação junto do público-alvo.
Esta tendência foi popularizada pelo Youtube, e tem sido mantida pelo surgimento de novas ferramentas como o TikTok ou o Instagram Reels, embora com um formato de vídeo mais curto (conhecido como short-form video).

7 - Links Patrocinados
O investimento por parte das marcas em anúncios (como o Google ads ou o Facebook ads), tem cada vez mais popularidade devido ao seu rápido retorno.
Para além disso, estas plataformas permitem criar anúncios segmentados de forma a que este tipo de comunicação vá de encontro ao público-alvo definido, permitindo ainda uma análise e medição dos resultados e desempenho das campanhas.


Como implementar uma estratégia de sucesso



1 - Defina a sua persona

A definição da persona é essencial para a implementação e o sucesso de qualquer estratégia de marketing.
Defina bem quem é o seu cliente ideal, e adote a estratégia que melhor lhe permita chegar até ela.

2 - Planeie a implementação das ações
Para além de planear quais os conteúdos a serem produzidos e as datas e horários para as suas publicações, é importante também planear quem serão os responsáveis para cada tarefa.

3 - Analise os resultados
A monitorização e medição dos resultados é um passo fundamental quando é implementada alguma estratégia.
Esta análise permite não só perceber o nível de sucesso da estratégia, mas também identificar quais as alterações ou ajustes necessários para garantir a sua otimização.

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