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Remarketing: aprenda como resgatar o cliente esquecido

05 ago,2022

A retenção de clientes é parte fundamental de qualquer modelo empresarial, e a implementação de uma estratégia de remarketing pode ser essencial, ainda mais para a recuperação de leads perdidos, proporcionando crescimento, aumento de receita e longevidade nos negócios.

Para encarar esse desafio, que é impedir que um cliente abandone uma página de e-commerce ou marketplace, é preciso saber porque isso acontece.

A maioria das jornadas do cliente são parecidas, em que climatizadores evaporativos desperam interesse, por exemplo, e os leads, ou seja, os potenciais compradores, até ensaiam a aquisição, mas por um motivo ou outro acabam abandonando o carrinho.

Por isso apelar para a estratégia de remarketing é fundamental, sendo um dos principais motivos pelos quais se acaba vendo tanto anúncios relevantes em diferentes sites e portais, logo após a visita a uma página de destino de um produto ou serviço.

O que é Remarketing?
O remarketing, também conhecido como retargeting, é uma forma muito comum e popular de marketing digital, na qual os profissionais do setor publicitário veiculam anúncios para usuários que visitaram um site ou uma página da internet e que realizaram ou não uma ação.

É uma maneira eficaz de segmentar pessoas que já demonstraram algum interesse em uma empresa financiadora de carros ou marca de um produto ou serviço.

Como se está segmentando visitantes anteriores ou clientes existentes, isso é chamado de remarketing.

Nesse caso, é oferecida uma segunda chance de converter, vender ou reter clientes com anúncios ou campanhas online.

Uma empresa pode fazer remarketing de diferentes maneiras, utilizando diferentes plataformas de anúncios.

Independentemente da maneira como uma empresa usa, o remarketing é uma obrigação absoluta na cartilha de todo profissional de marketing.

Quais são as diferenças entre remarketing e retargeting?
Remarketing e retargeting podem ser usados de forma intercambiável, pois significam praticamente a mesma coisa: fazer campanha para atrair clientes em potencial que deixaram um site sem converter. Mas eles têm maneiras diferentes de fazer o processo.

O retargeting geralmente se refere à exibição de anúncios na forma de banners e caixas em sites que implementam uma rede de anúncios.

Isso é feito enviando um site para uma rede de display para que essas interligações possam usar cookies e outras ferramentas de rastreamento para acompanhar as ações e o histórico de um usuário.

As redes de display estão interconectadas a diferentes plataformas, entre as quais:
  • Facebook Ads;
  • Google Display Network;
  • Instagram Ads;
  • Microsoft Audience Network (Bing);
  • Twitter Ads;
  • Youtube Ads

O remarketing, por outro lado, geralmente se refere ao reengajamento de visitantes perdidos por meio de campanhas de e-mail.

Esteja uma empresa de laje protendida destacando ofertas, promoções ou lembrentes nos e-mails, o remarketing por e-mail significa dizer ao mailing que a marca existe.


De acordo com o Google, o remarketing oferece a capacidade de mostrar anúncios aos usuários que fizeram uma visita a determinado site, ou recorreram a aplicativos disponíveis em celulares smartphones ou tablets.


Isso permite que um terceiro exiba anúncios relevantes para clientes em potencial e refaça a conexão com esses usuários.


5 tipos de campanhas de remarketing

Após desenvolver um planejamento de remarketing, é preciso começar a implementar estratégias para que as campanhas funcionem para uma empresa, seja ela de logística internacional ou um escritório de serviços de segurança.


Com base no público-alvo, diferentes tipos de campanhas de remarketing funcionam melhor do que outras.

Tudo se resume ao processo de aumento de aquisição e retenção de clientes, assim como uma marca pretende promover a consciencialização e o tipo de leads que deseja obter.


A seguir estão 5 tipos de remarketing que podem ser implementados em uma campanha.


1 - Remarketing padrão
Esta é a campanha típica em que a Rede de Display do Google, Facebook Ads e o Microsoft Audience Network usarão os dados que uma empresa insere na configuração de remarketing, e assim mostrar banners de exibição de público ou lista com base nas visitas ao site.


2 - Remarketing dinâmico
O remarketing dinâmico segmenta visitantes que se comportam de determinada maneira em um site.

Isso pode significar que eles clicaram em um link específico sobre projeto arquitetónico 3d, visualizaram uma secção de interesse ou interagiram com as páginas de produtos e vendas.


Por ser mais direta na abordagem de remarketing, esse tipo de campanha costuma ter um bom desempenho, pois os anúncios são relevantes para as pesquisas e ações de um visitante.


Do ponto de vista do cliente, uma campanha de remarketing dinâmico pode ser um lembrete de itens do carrinho de compras, uma promoção, uma avaliação gratuita ou até mesmo um convite de um webinar.


3 - Remarketing feito em vários canais
O remarketing em vários canais é um termo que abrange o programa “Search Ads 360” do Google. Ele ajuda as empresas a criarem listas de clientes que clicam em um link sobre placa de ACM preço ou anúncios sociais usando mecanismos de pesquisa e sociais.


Tudo o que a equipe de marketing precisa fazer é criar uma lista de remarketing e selecionar os anúncios de pesquisa ou sociais aos quais deseja que um público específico seja adicionado, ou seja, listar os clientes por qual isca eles morderam.


O remarketing em vários canais está usando uma ferramenta de classificação inteligente para filtrar os usuários por vários meios para reengajamento.


4 - Remarketing de vídeo
Anúncios de remarketing de vídeo que são exibidos para milhões de espectadores depois de navegar por um vídeo específico do YouTube ou assistir a um vídeo em um determinado site.


A mentalidade por trás dessa forma de remarketing é a mesma das outras: o público já interagiu com a marca antes. Portanto, eles podem gostar mais da fábrica especializada em reciclagem de cobre se virem novamente.


Essas campanhas geralmente envolvem a exibição de anúncios em vídeo antes do que uma pessoa vai assistir, ou aqueles vídeos mais longos incorporados em intervalos predeterminados.


Os anúncios gráficos em vídeo estão localizados no lado direito da tela, acima dos outros vídeos ou listas de reprodução recomendados.
As práticas recomendadas para obter o melhor ROI (Return Over Investiment), ou seja, retorno sobre investimento, incluem testar diferentes formatos de anúncio , atender a usuários de dispositivos móveis, organizar as listas e usar opções de personalização a favor da marca.


5 - Remarketing de e-mail
Existem 3 tipos de criação de remarketing de e-mail, sendo o primeiro adicionando uma lista de e-mail à Rede de Display do Google. A segunda é o remarketing manual de e-mail e a terceira é a campanha de descoberta.


Para o primeiro tipo, a empresa simplesmente adiciona a lista existente para segmentar com anúncios gráficos que tratam de assuntos específicos, como clínicas especializadas em varicocele tratamento, entre outras enfermidades.


O segundo tipo de remarketing por e-mail é configurar manualmente campanhas para reengajar clientes e públicos.
Isso se enquadra na categoria de “e-mail marketing”, mas os objetivos são os mesmos das campanhas de remarketing padrão: recuperar leads potencialmente perdidos.


O terceiro tipo de remarketing por e-mail usa um recurso chamado campanhas de descoberta.


O “remarketing do Gmail” costumava ser a campanha a ser usada para anúncios do e-mail gratuito disponível pelo Google, mas a partir de 1º de julho de 2020, os anunciantes não puderam criar novos anúncios do Gmail ou editar os existentes.
Em vez disso, o Google criou campanhas Discovery para ajudar as empresas a acessar os feeds do YouTube Home e Watch Next, páginas Discover do Google, promoções do Gmail, guias sociais, reunindo tudo em um único espaço.


Benefícios do remarketing por diferentes pontos
A possibilidade de reaver clientes em potencial tem sido uma atividade recorrente em campanhas de marketing digital, e isso proporciona diferentes benefícios, sendo observados por pontos de vista distintos.


Para editores: os anúncios redirecionados geralmente obtêm melhores CTRs (Click Through Rate), isto é, as taxas de cliques.
Os usuários também tendem a notar anúncios redirecionados mais do que qualquer outro anúncio, o que ajuda os editores a combater a cegueira de banner.
Combinado, isso ajuda os editores a obter uma melhor classificação de inventário no mercado e, ao mesmo tempo, melhorar o ROI relacionado aos anúncios.


Por outro lado, os anunciantes que contam com o remarketing evitam problemas para encontrar usuários interessados.
Com base no envolvimento anterior dos usuários com os produtos do site, os anunciantes podem facilmente exibir anúncios do mesmo ou de produtos relacionados para despertar o interesse.


Um terceiro ponto de vista é possível por parte dos próprios usuários. A partir do momento que ele encontra um produto familiar, isso aumenta a chance de comprar o que foi apresentado mais de uma vez.


O remarketing ajuda os usuários lembrando-os sobre a interação com um produto, site ou serviço, incentivando-os a concluir a ação de compra.


Conclusão
As campanhas de remarketing são um ótimo recurso para incluir no orçamento de marketing assim que uma empresa conta com uma base de usuários estável.
Independente de qualquer uma das plataformas disponíveis, as mesmas estratégias se aplicam e podem ser exploradas em campanhas publicitárias de curto, médio e longo prazo.
Por fim, qualquer empresa que recorre ao remarketing precisa otimizar as campanhas, públicos-alvo e anúncios para reengajar os visitantes do site que não converteram.
Usar diferentes tipos de anúncios gráficos ou cópias para testar quais têm o melhor desempenho e otimizar de acordo pode fazer toda a diferença na conversão de clientes em potencial.



Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Imagem: Indicadores foto criado por pressfoto - br.freepik.com




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