Whatsapp
Whatsapp

O que é o m-commerce?

07 jul,2022

Mobile Commerce
O que é o m-commerce?
O m-commerce (também chamado de mobile commerce) refere-se a qualquer compra online feita através de dispositivos móveis (como smartphones, tablets, etc...).
Estas transações podem ser feitas através de lojas online, apps da marca ou nas lojas criadas nas redes sociais.

Porque é importante considerar o m-commerce?
A crescente utilização de dispositivos móveis para pesquisas online não é novidade, e a sua utilização para a concretização de compras online é, também, cada vez mais uma tendência crescente.

Se o consumidor evoluiu de comprar numa loja física para a compra em numa loja online através do computador, agora assiste-se à evolução da compra através do computador para dispositivos móveis.
Aliás, de acordo com o Statista, um estudo realizado em 2021 revela que 6 em cada 10 compradores online planeiam efetuar mais compras através de dispositivos móveis nos próximos 5 anos.

Tendo em conta estas previsões, torna-se essencial que o seu website ou loja online esteja preparado e adaptado para estas novas tendências de consumo. Assim, conceitos como design responsivo e mobile-friendly são cada vez mais importantes.
Lembre-se que cada vez mais os consumidores esperam uma boa experiência no que diz respeito ao e-commerce, e encontrar uma loja online que não esteja preparada para o mobile commerce pode ser fatal para a conversão do cliente.

E-commerce e M-commerce
O e-commerce (comércio eletrónico) refere-se à venda online de produtos e serviços, não estando restrito apenas às lojas online - estas são apenas um dos canais do e-commerce.
Já o m-commerce, "descende" do conceito de comércio eletrónico, e refere-se às transações online feita através de dispositivos móveis.

Vantagens do Mobile Commerce



Conveniência

Uma das principais vantagens do m-commerce está relacionada com a acessibilidade, conveniência e facilidade de compra, isto porque o m-commerce permite que o utilizador facilmente consiga pesquisar e comprar o produto/serviço que pretende apenas com alguns cliques no ecrã do seu dispositivo móvel.
Para tal, é necessário que a sua loja online esta otimizada para dispositivos móveis.

Personalização
O m-commerce significa uma nova oportunidade para os profissionais de marketing conseguirem enviar comunicações mais personalizadas para os consumidores.
Exemplo disso são as notificações push muito utilizadas nas apps, que notificam os utilizadores de novos descontos, novos produtos, alterações no estado da encomenda, ou notificações relacionadas com a geolocalização do utilizador.

Veja Também: