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O que é o Marketing de Influência?

23 set,2022

O marketing de influência (influencer marketing) é uma estratégia de marketing digital que consiste numa parceria entre uma marca e produtores de conteúdos que exercem uma forte influência sobre determinados públicos - influenciadores (ou influencers).

Estes influenciadores digitais, são pessoas que possuem uma forte presença digital em diferentes segmentos, desde a moda, humor, culinária ou a tecnologia. Os influencers possuem um público com um elevado engagement com o seu conteúdo, exercendo assim um grande poder de influência.

O marketing de influência tem vindo a ganhar cada vez mais espaço no meio digital uma vez que, grande parte das vezes, o consumidor deposita mais confiança numa pessoa real com quem sentem afinidade e em quem depositam credibilidade, do que na publicidade feita pelas marcas. Isto significa que estes seguidores estariam mais dispostos a consumir determinado produto referenciado por estes influencers, do que apenas pela mera comunicação comercial do produto.

Para além disso, os influenciadores digitais, através das suas publicações nas redes sociais, testam muitas vezes o produto que estão a promover, permitindo aos seus seguidores ver como o produto realmente se comporta, sendo mais um fator a considerar na tomada de decisão de compra.
Esta divulgação é feita muitas vezes misturada com conteúdo verdadeiramente relevante para os seguidores (como por exemplo tutoriais), fugindo assim da típica publicidade com o único objetivo de incentivar à compra.

Vantagens do Marketing de Influência

Acessibilidade
A adoção de uma estratégia de marketing de influência é algo que não requer um grande orçamento, na medida em que existem influenciadores com diferentes quantidades de seguidores e que atuam em diferentes áreas, possuindo também diferentes formas de negociação.

Assim, para encontrar influencers que se adequem à sua marca, apenas necessita de perceber quais os canais digitais onde os seus consumidores estão presentes, que tipo de conteúdo procuram e quais os influenciadores que atuam no meio.

Resultados rápidos
O marketing de influência é considerado um método de aquisição mais rápido quando comparado a outros métodos, nomeadamente a pesquisa orgânica e o e-mail marketing.

Confiança
Conforme mencionado anteriormente, o sentimento de proximidade que os seguidores sentem junto dos influenciadores, faz com que a opinião dos influencers seja ouvida com mais credibilidade e confiança quando comparada a comunicação feita pela marca, aumentando assim a probabilidade de compra.

Enriquece o marketing de conteúdo
Ao trabalhar em conjunto com influenciadores, através da partilha do conteúdo produzido, as marcas adquirem mais um meio de aumentar o conteúdo divulgado, principalmente no que diz respeito às redes sociais. Para tal, é importante que o conteúdo produzido pelos influenciadores, apesar de ser original e em linha com a identidade do influencer, esteja também alinhado com a estratégia da marca, de forma a que a mensagem seja passada ao público-alvo de forma mais homogénea.

Para além disso, a parceria com influenciadores permite a criação de conteúdo em diferentes formatos.
Como forma de divulgação dos produtos, pode-se recorrer à criação de campanhas com os influencers, numa comunicação mais criativa e inovadora de forma a captar a atenção e a interação dos seguidores.
Outra prática muito recorrente são os famosos 'recebidos', através dos quais as marcas enviam 'presentes' aos influenciadores, que posteriormente acabam por partilhar o conteúdo recebido com os seus seguidores nas redes sociais.

Como praticar Marketing de Influência?



1 - Defina objetivos
Como para qualquer estratégia de marketing, é importante começar por definir quais os objetivos (se possível SMART) que pretende alcançar através deste trabalho colaborativo com os influenciadores digitais. Pretende divulgar um novo produto? Aumentar o número de vendas? Aumentar o brand awareness? Gerar mais leads?

2 - Conheça o seu público-alvo
Defina bem quem é a sua persona, quais os seus hábitos e o tipo de conteúdo que consome. Procure perceber quais os canais digitais que o seu público utiliza e quais os utilizadores que se encontram nesse meio.

3 - Procure os influenciadores certos
Na hora de escolher com qual influencer trabalhar, o foco não deve incidir no número de seguidores que este possui, embora seja claro perceber que quanto maior for o número de seguidores, maior será o alcance.
Procure influenciadores que tenha um público semelhante ao da sua marca, que esteja presente nos mesmos canais, e que possua uma linha de comunicação que, de alguma forma, também se enquadre na comunicação da marca.

Para a implementação de uma estratégia de marketing de influência bem sucedida, é importante definir desde o início quais as condições e objetivos da parceria.
Procure dar liberdade criativa ao influenciador, de forma a que a divulgação surja o mais natural possível, contribuindo assim para gerar um sentimento de credibilidade e confiança junto dos consumidores. No entanto, por mais natural que a comunicação seja, é importante que todas as publicações resultantes dessa parceria sejam identificadas logo de início de que se trata de conteúdo publicitário, demonstrando assim transparência junto dos consumidores e evitando sentimentos de engano ou frustração.

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