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Persona: O que é e como criar uma

27 dez,2021

personas
A persona é uma representação do cliente ideal e funciona como uma ferramenta de segmentação de mercado. Uma persona é construída com base em dados reais sobre o comportamento e caraterísticas dos clientes.

Porque criar uma persona?
A criação de uma persona ajuda a empresa a conhecer o seu público-alvo com mais profundidade, permitindo obter uma visão mais clara e objetiva.
Assim, uma persona ajuda a determinar o tipo de conteúdo que o irá ajudar a atingir os seus objetivos

1 - Ajuda a definir o tom, linguagem e o que tipo de conteúdo que deve criar;
2 - Ajuda a definir a estratégia de marketing;
3 - Fornece informação sobre, por exemplo, quais redes sociais utilizar, quais os meios de comunicação que deve investir, e qual o foco da comunicação sobre o produto/serviço.

Como criar uma persona
De acordo com o SEMrush, inicialmente os profissionais de marketing tendem a dar um nome e foto fictícios à persona e depois com outros detalhes, nomeadamente:



Demografia
  • Idade e o género
  • Rendimento anual
  • Localização
  • Nível de educação

Situação Profissional
Importante para determinar se a segmentação é dirigida aos decision makers ou aos consumidores dos produtos ou serviços.
  • Cargo que exerce
  • Setor de atividade

Características Psicológicas
As características psicológicas são dados importantes para a construção do perfil, dado que cada vez mais os consumidores procuram empresas/marcas que vão de encontro aos seus interesses e ideais.
  • Metas pessoais e profissionais
  • Principais crenças e valores

Desafios e Pontos Fracos
Ao descobrir os principais problemas do cliente, a empresa poderá fornecer uma solução mais enquadrada e satisfatória.
  • Quais os maiores problemas e pontos fracos
  • Quais os obstáculos a serem superados e desafios que enfrentam
  • Quais os medos (sejam eles racionais ou irracionais).

Fontes de informação e de influência
Ao descobrir quais as opiniões que o cliente ideal valoriza e quais as principais plataformas que utiliza, torna-se mais fácil decidir sobre onde concentrar a comunicação.
  • Preferência relativamente a blogs, redes sociais e websites
  • Quem são os principais influenciadores e líderes de opinião
  • Quais os eventos e conferências de interesse.

Processo de compra
  • Função da persona no processo de tomada de decisão
  • Com que frequência efetua a compra
  • O que a impede de comprar

Como encontrar dados para criar uma persona?
Uma das formas fáceis de obter dados para a criação de uma persona é utilizar os seus clientes atuais.
Após definir quais os dados que pretende recolher, pode optar por entrevistas ou questionários, solicitar informação à sua equipa de vendas ou responsável pela gestão de clientes, ou então por exemplo optar pela recolha de dados digitais (como por exemplo o Google Analytics).

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