Whatsapp
Whatsapp

O que são objetivos SMART?

07 jan,2022

post-it make things happen
A definição de objetivos é um passo crucial para qualquer área de negócio, e o marketing digital não é exceção. É a partir daqui que se torna mais claro qual a direção a seguir. Mas a verdade é que nem sempre todos os objetivos acabam por ser alcançados.
Os objetivos SMART são uma ótima ferramente para orientar e ajudar a alcançar os objetivos definidos. Como? Através da incorporação dos critérios SMART, que em conjunto ajudam a definir objetivos cuidadosamente planeados, claros e rastreáveis.

O que significa SMART?
S - Específico (Specific)
A primeira caraterística refere-se à especificidade e clareza dos objetivos. A criação de objetivos vagos e subjetivos pode dificultar o planeamento para alcançar esse objetivo.

M - Mensurável
Os objetivos devem ser definidos de forma a que seja possível medir e analisar os resultados.

A - Atingível
A definição dos objetivos deve ter em consideração se são objetivos capazes de serem alcançados. Por muito tentador que possa ser estabelecer objetivos ambiciosos, o não cumprimento dos objetivos pode produzir um efeito desmoralizador e de frustração dos envolvidos no processo.

R - Realista
Para além de atingíveis, os objetivos devem realistas, ou seja, procure estabelecer objetivos que se adequem à realidade onde a sua empresa se insere; Evite estabelecer metas para as quais, por exemplo, não possui os meios.

T - Temporal
Os objetivos devem ser medidos em termos de duração. Estabeleça um prazo de início e de fim para alcançar as metas. Isto vai ajudá-lo a focar no seu objetivo, evitando que se crie uma sensação de "não urgência" nas atividades que levam à conclusão das metas.

Leia também: URL: 5 melhores práticas para ajudarem no seu SEO