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Brand Awareness: Como aumentar a consciência da marca

14 abr,2022

Brand
O termo brand awareness (em português, consciência da marca) é utilizado para descrever o quanto os consumidores estão familiarizados com a marca e os seus produtos. Ou seja, o brand awareness é uma métrica que mede quanto e como determinada marca é reconhecida pelos consumidores no mercado.

Importância do brand awareness

1 - Facilita a tomada de decisão
A consciência da marca está fortemente associada ao valor percebido pelos consumidores. Quando maior for essa consciência, maior será esse valor e fatores como o preço e caraterísticas técnicas terão menos influência no processo de tomada de decisão.

2 - Alcance da marca
Com o aumento do brand awareness, é natural que a marca acabe por chegar a um maior número de pessoas, isto porque fica mais exposta nos canais de distribuição (online e/ou offline) e mais presente no dia a dia dos seus consumidores.

3 - Aumenta o número de vendas
A consciência da marca faz com que quando um consumidor procura por determinado produto, automaticamente lhe ocorram alguns exemplos de marcas que oferecem esse mesmo produto.
Esta referência mais presente na mente do consumidor faz com que sejam essas marcas aquelas que acabem por obter um maior número de vendas.

Como aumentar o brand awareness


1 - Desenvolva uma abordagem mais humanizada
Lembre-se que está a tentar comunicar e vender a um humano e que por isso é importante criar empatia e afinidade com o consumidor.
Estude bem a sua persona, o que ela valoriza, como comunica e quais as suas necessidades, e adapte a sua comunicação a essas características, com o objetivo de mostrar que a personalidade da marca é compatível com os seus consumidores.

2 - Incentive à referência da marca
Uma vez estabelecida uma forte relação com o cliente, procure que eles se tornem também promotores da marca.
Quando a experiência do consumidor é positiva, muitas vezes eles acabam por a referenciar de forma voluntária. No entanto, por vezes esta referência precisa de ser incentivada. Por esse motivo, procure oferecer algo em troca aos seus consumidores (por exemplo um desconto especial) em troca da divulgação e referenciação da sua marca.

3 - Aposte no marketing de conteúdo
A estratégia de marketing de conteúdo é uma ferramenta excelente para criar o brand awareness.
Ao criar conteúdo relevante que vão ao encontro dos interesses do seu consumidor, está a demonstrar autoridade e conhecimento sobre os assuntos abordados, o que significa que quando o consumidor estiver pronto para efetuar a compra, irá certamente lembrar-se da sua marca e dos seus produtos.

4 - Influenciadores
Cada vez mais o marketing de influência tem desempenhado um grande papel na divulgação e consciencialização da marca.
Pesquise sobre quem são os principais influenciadores do seu público-alvo e procure estabelecer parcerias com eles de forma a que estes promovam e divulguem o seu produto.
No entanto, antes de estabelecer a parceria, procure analisar a credibilidade desses mesmos influencers e certifique-se de que a sua marca/produto cumpre aquilo que promete.



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