Whatsapp
Whatsapp

Análise SWOT: O que é e como fazer uma

31 dez,2021

análise swot
A análise SWOT é uma das ferramentas mais populares do marketing que permite prever e avaliar cenários antes da tomada de ação propriamente dita.

A que se refere a sigla SWOT?
Strenghts - Forças
Weaknesses - Fraquezas
Opportunities - Oportunidades
Threats - Ameaças

São estes os fatores que indicam quais as análises que devem ser feitas e que podem ser enquadrados entre o ambiente interno e ambiente externo da empresa.

O ambiente interno refere-se ao ambiente sobre o qual é possível exercer controlo, como por exemplo a escolha dos recursos humanos, a cultura organizacional, a tecnologia utilizada, etc. Dentro do ambiente interno devem ser analisadas as forças e as fraquezas da empresa.
As forças são caraterísticas internas que representam uma vantagem sobre a concorrência, enquanto que as fraquezas são os aspetos negativos que desfavorecem a sua empresa face à concorrência.

O ambiente externo refere-se ao ambiente sobre o qual não é possível exercer controlo, como por exemplo a concorrência ou as oscilações de mercado. Aqui devem ser analisadas as oportunidades e as ameaças.
Para identificar quais as oportunidades, deve olhar para as mudanças de mercado que poderão ser positivas para o seu negócio, como por exemplo políticas económicas ou investimentos externos.
Quanto às ameaças, deverá fazer o exercício de analisar o cenário onde se encontram os fatores desfavoráveis para a sua empresa e sobre os quais não possui controlo, como por exemplo a entrada de novos concorrentes no mercado ou catástrofes naturais.

Uma vez identificados os diferentes fatores, é importante que estabeleça relações entre eles de forma a determinar:
  • De que forma as forças podem potenciar as oportunidades
  • De que forma as forças podem combater as ameaças
  • De que forma as fraquezas podem prejudicar as oportunidades
  • De que forma as fraquezas podem potenciar as ameaças

Porque fazer uma análise SWOT?
A análise SWOT é um passo importante no planeamento interno, uma vez que permite obter uma visão mais ampla e realista sobre o ambiente interno e externo onde a empresa se insere, permitindo assim uma tomada de decisão mais acertada em conformidade com esses fatores.

Assim, a análise SWOT permite:
  • Tomar decisões mais seguras e informadas
  • Reconhecer o cenário onde se insere
  • Obter um maior conhecimento sobre a concorrência
  • Antever diferentes cenários e desenvolver diferentes planos de ação