A análise SWOT é uma das ferramentas mais populares do marketing que permite prever e avaliar cenários antes da tomada de ação propriamente dita.
A que se refere a sigla SWOT?
Strenghts - Forças
Weaknesses - Fraquezas
Opportunities - Oportunidades
Threats - Ameaças
São estes os fatores que indicam quais as análises que devem ser feitas e que podem ser enquadrados entre o
ambiente interno e
ambiente externo da empresa.
O
ambiente interno refere-se ao ambiente sobre o qual é possível exercer controlo, como por exemplo a escolha dos recursos humanos, a cultura organizacional, a tecnologia utilizada, etc. Dentro do ambiente interno devem ser analisadas as forças e as fraquezas da empresa.
As
forças são caraterísticas internas que representam uma vantagem sobre a concorrência, enquanto que as
fraquezas são os aspetos negativos que desfavorecem a sua empresa face à concorrência.
O
ambiente externo refere-se ao ambiente sobre o qual não é possível exercer controlo, como por exemplo a concorrência ou as oscilações de mercado. Aqui devem ser analisadas as oportunidades e as ameaças.
Para identificar quais as
oportunidades, deve olhar para as mudanças de mercado que poderão ser positivas para o seu negócio, como por exemplo políticas económicas ou investimentos externos.
Quanto às
ameaças, deverá fazer o exercício de analisar o cenário onde se encontram os fatores desfavoráveis para a sua empresa e sobre os quais não possui controlo, como por exemplo a entrada de novos concorrentes no mercado ou catástrofes naturais.
Uma vez identificados os diferentes fatores, é importante que estabeleça relações entre eles de forma a determinar:
- De que forma as forças podem potenciar as oportunidades
- De que forma as forças podem combater as ameaças
- De que forma as fraquezas podem prejudicar as oportunidades
- De que forma as fraquezas podem potenciar as ameaças
Porque fazer uma análise SWOT?
A análise SWOT é um passo importante no planeamento interno, uma vez que permite obter uma visão mais ampla e realista sobre o ambiente interno e externo onde a empresa se insere, permitindo assim uma tomada de decisão mais acertada em conformidade com esses fatores.
Assim, a análise SWOT permite:
- Tomar decisões mais seguras e informadas
- Reconhecer o cenário onde se insere
- Obter um maior conhecimento sobre a concorrência
- Antever diferentes cenários e desenvolver diferentes planos de ação
Veja Também: