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Black Hat SEO: O que é e táticas que deve evitar

12 out,2022

O que é o Black Hat SEO?

O Black Hat SEO refere-se a um conjunto de técnicas de otimização de páginas de um website com o objetivo de obter uma melhor posição nos resultados de pesquisa de forma rápida, mas questionável e reprovável pelos próprios motores de busca.
De forma concreta, o objetivo da aplicação de técnicas Black Hat SEO é enganar os algoritmos dos motores de busca de forma a surgir nos primeiros resultados de pesquisa.

Táticas de Black Hat SEO que deve evitar

Uso excessivo de palavras-chave
A utilização excessiva de palavras-chave (também conhecido como keyword stuffing) é uma das principais táticas de Black Hat SEO. Esta estratégia consiste em utilizar uma determinada palavra-chave o maior número de vezes possível em determinado conteúdo, sem ter em consideração a facilidade de leitura do texto ou a experiência do utilizador quando se depara com esse conteúdo. O único objetivo é aumentar a densidade da keyword escolhida e mostrar relevância aos motores de pesquisa.

Conteúdo duplicado
A criação de conteúdo é um dos principais aliados no que diz respeito à obtenção de um bom posicionamento nos resultados de pesquisa. No entanto, a criação de uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente nem sempre é uma tarefa fácil.
É neste sentido que muitas vezes surge a criação de conteúdo duplicado. Esta estratégia consiste em utilizar conteúdo na íntegra criado por outros autores. Porém, os algoritmos dos motores de busca conseguem facilmente identificar este tipo de situações, e acabam por privilegiar o conteúdo mais antigo nos resultados.

Conteúdo oculto
Uma outra forma de tentar enganar os algoritmos passa por inserir mais palavras-chave que sejam visíveis apenas para os motores de pesquisa. Para tal, eram tomadas ações como alterar o tamanho da fonte para 0, ou aplicar o texto da mesma cor que o fundo do site. Desta forma, este tipo de conteúdo não seria visualizado pelos visitantes, mas seriam na mesma rastreados pelos motores de busca.

Linkfarm
Os linkfarms nada mais são do que websites cujo conteúdo são links para outras páginas. Desta forma é possível criar um grande número de backlinks enviando assim para os motores de pesquisa sinais de relevância dessas páginas, com o objetivo de obter uma melhor posição nos resultados de pesquisa.

Cloaking
O cloaking consiste no desenvolvimento de páginas que são exibidas de forma completamente distintas para os motores de pesquisa e para os utilizadores. Enquanto que para o primeiro, são utilizadas todas as técnicas possíveis para obter uma melhor posição, para os utilizadores são exibidas geralmente páginas com baixa relevância e qualidade.

Doorway pages
Esta técnica é semelhante à mencionada anteriormente, no entanto sempre que um utilizador acede à página, são redirecionados para uma outra página cujo conteúdo em pouco ou nada se relaciona com o que foi inicialmente pesquisado.

Links Pagos
A criação de links pagos refere-se à prática de pagar a um determinado website para criar um link para o seu website.
Apesar de esta ser uma das táticas de Black Hat SEO mais difíceis de identificar, os motores de pesquisa já possuem algumas ferramentas que permitem identificar estas situações, como por exemplo a relação e o contexto dos websites que geram links entre si, ou quanto um website começa a obter um grande volume de links num curto espaço de tempo.

Diferenças entre Black Hat SEO e White Hat SEO

De acordo com as técnicas descritas anteriormente, é possível facilmente concluir que o Black Hat SEO tem como principal objetivo 'enganar' os motores de pesquisa só e apenas para obter um bom posicionamento nos resultados de pesquisa, ou SERP (Search Engine Result Page), em detrimento da utilidade que essas páginas possam ter para os visitantes.

Em oposto a esta estratégia, existe o White Hat SEO.
Esta abordagem procura colocar em primeiro lugar os utilizadores e a sua experiência quando acedem a uma determinada página, de forma a fornecer conteúdo relevante.
A estratégia White Hat SEO utiliza otimizações técnicas, como por exemplo a otimização de palavras-chaves, a construção de URLs amigáveis ou técnicas de link building, no entanto respeitando sempre as regras e diretrizes fornecidas pelo Google.

Porque não deve adotar uma estratégia de Black Hat SEO?

Conforme mencionado no início deste artigo, o Black Hat SEO entrega resultados rápidos, mas pouco eficazes no longo prazo.
Em primeiro lugar, é preciso pensar que a disponibilização de conteúdo online deve ter sempre como principal foco o utilizador. A adoção desta estratégia, embora possa criar um bom posicionamento numa fase inicial e atrair mais tráfego para o website, no entanto, por não entregar conteúdo útil e de qualidade, dificilmente irá conseguir estabelecer uma relação com os visitantes e convertê-los em clientes do seu negócio.

Para além disso, mesmo que os visitantes cliquem na página que surge nos primeiros resultados, ao depararem-se com uma página com pouca relevância, o mais provável é que esse visitante abandone quase de forma imediata, contribuindo assim para o aumento da bounce rate, o que acaba por influenciar de forma negativa o posicionamento do seu website.

Adicionalmente, importa também ter em consideração que embora algumas técnicas possam ser mais difíceis de identificar do que outras, os motores de pesquisa (nomeadamente o Google e o Bing) possuem mecanismos que permitem identificar estas práticas pouco éticas, aplicando assim penalizações que vão desde a descida no ranking dos resultados até mesmo ao ato de banir determinada página / website dos resultados.

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