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O que são palavras-chave?

04 set,2022


Palavras-chave, também conhecidas como keywords, são termos compostos por uma ou mais palavras e são usados pelos utilizadores nas pesquisas dos motores de pesquisa.

No contexto do Marketing Digital, são essenciais não só para a otimização de um site ao nível do posicionamento orgânico (SEO), mas também para estratégias de marketing de conteúdo e na criação de anúncios online.

Importância das palavras-chave

Os principais motores de pesquisa (Google e Bing) possuem milhares de páginas indexadas, o que torna o seu website uma verdadeira gota no oceano.
Ao escolher as palavras-chave certas, isto é, que estejam direcionadas para aquilo que o seu público-alvo procura, torna-se muito mais fácil o seu website ser encontrado.

Head tail keywords e Long tail keywords

Quando falamos em palavras-chave, é imprescindível distinguir as chamadas Head Tail Keywords e as Long Tail Keywords.

Head tail keywords, são normalmente compostas por uma ou duas palavras, e representam termos de pesquisa mais abrangentes. Por serem menos específicas, representam um maior volume e procure, e consequentemente uma maior concorrência, dificultando assim o processo de conseguir um bom posicionamento para estas palavras-chave.

Já as long tail keywords são geralmente compostas por três ou mais palavras, ou seja, são termos de pesquisa mais específicos. Este tipo de palavra-chave, devido à sua especificidade possuem um menor volume de pesquisa, mas também uma concorrência mais baixa, sendo no entanto mais fáceis de obter um melhor posicionamento face à concorrência.

Como definir quais as palavras-chave que deve utilizar



Conforme mencionado anteriormente, são as palavras-chave que irão direcionar o público para o seu website, por esse motivo é essencial definir as keywords certas.

Para escolher as palavras-chave mais acertadas é importante ter em consideração alguns fatores, nomeadamente:

Público-alvo
Se o objetivo de utilizar as keywords escolhidas é atrair o seu público, então é fundamental que tenha um conhecimento aprofundado sobre o seu target, mais precisamente que conheça bem a sua persona.
Isto significa que deve saber qual o tipo de conteúdo que a sua persona procura, e deve procurar colocar-se no lugar dela, no sentido de compreender como esta colocaria a sua dúvida nos motores de pesquisa, e de como gostaria que a resposta surgisse nos resultados.
Uma vez feito este exercício, já terá uma ideia de quais as palavras-chave que seriam mais eficientes para o seu negócio.

Concorrência
A análise da estratégia dos concorrentes é também uma boa opção para a escolha das palavras-chave. Procure perceber que tipo de keywords aplicam nas estratégias de conteúdo. Desta forma ficará com informação não só sobre que palavras são por eles utilizadas para atrair clientes, como também quais as que não estão a utilizar, constituindo assim uma oportunidade de identificar keywords com potencial que não estão a ser direcionadas pela concorrência.

Ferramentas
Para além dos fatores mencionados anteriormente, existem diversas ferramentas (pagas e gratuitas) que o podem auxiliar na escolha das palavras-chave mais acertadas. Seguem alguns exemplos:
  • Planeador de palavras-chave do Google;
  • Google Trends;
  • Ubersuggest;
  • Semrush

Palavras-chave e SEO
As palavras-chave são uma ferramenta central na estratégia de otimização do posicionamento orgânico de um website (Search Engine Optimization), devendo portanto ser utilizadas estrategicamente nos diferentes fatores que influenciam o SEO.


Título
O título de uma página, ou de um artigo de um blog é dos elementos mais importantes, visto que é ele quem informa imediatamente o visitante sobre qual o conteúdo da página, mesmo antes de clicar sobre ela.
Assim, é de extrema importância que o título, para além de informativo, contenha palavras-chave relevantes.


Meta Descrição
A meta descrição trata-se do texto descritivo que surge nos resultados de pesquisa, logo abaixo do título. Para além de ser apelativa o suficiente para levar os utilizadores a clicarem no link, a meta description deve conter palavras-chave. Se as palavras-chave existentes na meta descrição, coincidirem com as keywords inseridas pelos utilizadores, essa correspondência surgirá a negrito, tornando-se assim mais apelativo ao clique.


URL
As URLs também desempenham um importante papel no que diz respeito ao SEO. Desta forma, para além da construção de URLs que sejam amigáveis na ótica do utilizador, deve incluir sempre que possível, palavras-chave relevantes.


Palavras-chave e marketing de conteúdo


Tendo em conta as técnicas de SEO mencionadas anteriormente, torna-se importante pensar no conteúdo.
Se possui por exemplo um blog, obviamente que é importante incluir as palavras-chave que identificou como relevantes ao longo dos seus textos. No entanto lembre-se que o objetivo do marketing de conteúdo é fornecer informação relevante para o seu público-alvo, o que significa que a construção de textos pensada apenas na inclusão do maior número de keywords possível não será de todo a melhor opção numa ótica de experiência do utilizador.
Assim, procure incluir keywords relevantes, mas tendo sempre como prioridade a utilidade que o conteúdo terá para a sua persona.


Palavras-chave e publicidade online


As palavras-chave também desempenham um importante papel na publicidade online. Quer seja em plataformas como o Google Ads ou o Microsoft Ads, são as palavras-chave escolhidas para a campanha (em conjunto com outros fatores de segmentação), que vão definir a quem o anúncio irá surgir.


Para além disso, as palavras-chave escolhidas irão também influenciar os custos associados à campanha. Tendo em conta que as plataformas de publicidade online funcionam através de custo por clique (cpc), é importante analisar quais as palavras-chave que poderá utilizar que tenham o menor custo possível, possibilitando assim obter o maior número de cliques possíveis tendo em conta o orçamento definido.


Um outro aspeto a considerar são as chamadas palavras-chave negativas.
As palavras-chave negativas nada mais são do que palavras que informam o Google quais os termos que não deseja ver associados ao seu anúncio, permitindo assim uma segmentação mais detalhada do seu anúncio.



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