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O que é o Marketing de Conteúdo?

30 ago,2022

Quando falamos em Marketing Digital, é muitas vezes mencionado o marketing de conteúdo como uma estratégia central para a atração de clientes.

Confira o artigo abaixo e aprenda o que é o Marketing de Conteúdo, quais as suas principais vantagens e como criar marketing de conteúdo.

O que é o marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é considerado como um dos pilares do Inbound Marketing, e é uma estratégia que visa atrair clientes através da criação de conteúdo relevante (sejam eles conteúdo de entretenimento, educacionais ou tutoriais). Desta forma, em vez de uma promoção direta da marca, os clientes são atraídos de forma mais "natural". Ou seja, os potenciais clientes encontram a sua marca através do conteúdo que lhe fornece, e não através de ações promocionais.

O objetivo do marketing de conteúdo é produzir conteúdos que vão de encontro às necessidades do seu público-alvo, auxiliando-os durante o processo de compra. Ao adotar esta estratégia estará a ganhar maior notoriedade junto do seu mercado-alvo, tornando-se assim numa referência quando o consumidor estiver preparado para efetuar uma compra. Ou seja, ao adotar uma estratégia de marketing de conteúdo, está a contribuir para aumentar a visibilidade da sua marca (também conhecido como brand awareness).

Vantagens do Marketing de Conteúdo

Aumenta o tráfego para o seu website
Ao produzir conteúdo relevante e de qualidade, alinhado com algumas técnicas de SEO, estará a melhorar o posicionamento do seu website , e consequentemente atraindo mais visitantes.

Aumenta o brand awareness
O brand awareness é uma métrica que mede quanto e como determinada marca é reconhecida pelos consumidores no mercado.
Conforme mencionado anteriormente, a produção de conteúdo contribui para um maior reconhecimento da sua marca e dos seus produtos e serviços por parte do seu público-alvo.

Geração de leads
O marketing de conteúdo é uma excelente forma de angariar leads orgânicos.
As táticas mais conhecidas passam pelo fornecimento de conteúdo exclusivo de forma gratuita, sob a condição do preenchimento de um formulário com alguns dados como por exemplo nome, contacto e endereço de e-mail.

Aumenta o engagement
O customer engagement refere-se ao conjunto de interações entre o cliente e a marca. Quanto mais relevante for o conteúdo criado, maior a probabilidade de integração por parte do seu público. Esta interação pode traduzir-se em ações como comentários, ou partilhas e recomendações do conteúdo junto de outras pessoas.

Reduz o custo de aquisição de clientes (CAC)
Tal como referido anteriormente, o marketing de conteúdo alinhado com uma estratégia de SEO, irá atrair mais visitantes e auxiliar na angariação de leads, que poderão ser posteriormente convertidos em clientes. Tendo em conta que a aquisição desses clientes é feita de forma orgânica, o seu custo de aquisição será naturalmente mais reduzido quando comparado com outros métodos.

Como fazer marketing de conteúdo?
Para que a sua estratégia seja bem sucedida, é necessário antes de tudo:
  • Planear que tipo de conteúdo pretende produzir;
  • Definir em que formato será publicado;
  • Definir quais os canais de comunicação que pretende utilizar;
  • Definir a frequência com que será publicado.

Tudo isto tendo por base a sua persona, de forma a garantir que o conteúdo produzido vai de encontro às necessidades do seu cliente ideal.


Alguns exemplos onde criar marketing de conteúdo:



Blogs

A criação de um blog é uma das ferramentas mais utilizadas no que diz respeito à criação de conteúdo.
Funcionando muitas vezes como porta de entrada para o website da sua empresa, o blog deverá assim possuir conteúdos que vão de encontro à índole dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa.
Para além da relevância do conteúdo, importa também ter em consideração as práticas de SEO de forma a garantir um melhor posicionamento orgânico nos resultados de pesquisa.
Um outro aspeto importante a ressalvar, diz respeito ao planeamento e calendarização das publicações de forma a garantir alguma consistência na regularidade com que disponibiliza novo conteúdo.


Redes Sociais
As redes sociais são um excelente canal de comunicação, uma vez que permitem alcançar um elevado número de pessoas (e que pode ser potenciado através de anúncios na plataforma).

Para além disso, a criação de conteúdo nas redes sociais pode levar a uma maior interação com o público-alvo através de gostos, comentários e partilhas, aumentando assim o alcance da marca.

Vídeo
A produção de conteúdo em formato de vídeo tem-se tornado cada vez mais popular dentro das estratégias de marketing.
Seja incorporado num artigo de um blog, ou publicado nas redes sociais, a comunicação em vídeo tem demonstrado uma maior interação e captação de interesse junto do público-alvo, principalmente o chamado short-form video, popularizado por plataformas como o TikTok ou o Instagram Reels.

E-mail marketing
O e-mail marketing é uma estratégia que consiste no envio de e-mails com o objetivo de criar e manter uma relação com o cliente com vista a aumentar as vendas.
O e-mail marketing representa mais um excelente canal para divulgar conteúdo, desde o envio de newsletters, divulgação de novos produtos ou serviços ou até mesmo nutrição de leads.



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