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Entenda como deve ser feito o planeamento de marketing do seu e-commerce

12 ago,2022

É natural que o sucesso de um empreendimento seja um dos principais desejos de seus idealizadores. Para isso, um crescimento contínuo e bem estabelecido é crucial e o planejamento de marketing e do negócio é parte integral desse processo, criando diversas oportunidades.

Isso porque alinhar os objetivos da empresa com as ações de marketing permite uma melhor visão de quais estratégias aplicar, quais os resultados esperados e até os custos necessários.

Dessa forma, quem prevê todos os custos de publicidade e sabe exatamente o que deseja com a campanha tem mais chances de obter lucro e qualificar as ações de forma qualificada, se necessário.

A previsibilidade traz segurança par a implantação de novas ideias e tempo para a modificação do que já foi implementado e não deu certo.

Prossiga a leitura para entender o que é e como planejar uma campanha de marketing, bem como qual a sua importância para o sucesso de um negócio.

O que é um plano de Marketing?
Na prática, o plano de marketing consiste em um documento que traça as estratégias que as empresas de segurança patrimonial, e demais segmentos, podem e pretendem realizar para atingir suas metas e objetivos, conforme especificidades do setor, em um prazo pré-estabelecido.

As definições são feitas conforme algumas estimativas, considerando o público e seu comportamento, por exemplo, e devem se mostrar relevantes para a marca.

Dessa forma, de modo conciso, o objetivo é planejar cada ação a ser tomada para atrair e converter potenciais clientes a partir do perfil do público almejado, os canais a serem utilizados, quais resultados a empresa espera, dentre outros aspetos, observando as respostas e qualificando as próximas ações.

O planejamento de marketing pode parecer apenas uma etapa teórica, que não influencia no desenvolvimento e desempenho da marca.

Contudo, na verdade, a pré-avaliação do processo é essencial para que as atividades de marketing produzam resultados positivos e diversos cenários sejam previstos, possibilitando ações mais rápidas e eficazes.

Deste modo, o plano deve ser visto como uma ferramenta de suporte gerencial para que as equipes possam manter a marca competitiva e adequadamente posicionada.

Quais as etapas do planejamento de marketing?
O planejamento de marketing pode ser personalizado para diferentes tipos de atividades, mesmo que siga uma estrutura de base padrão. No geral, o plano contempla as seguintes etapas:

1 - Diagnóstico empresarial
A criação de um plano começa avaliando a própria instituição.

Deste modo, observe a estrutura do seu negócio, número de funcionários, volume de vendas, histórico de faturamento, recursos, posicionamento atual e metas de gestão. A partir desses dados, trace quais os objetivos da marca e possíveis caminhos para atingi-los.

A análise específica da organização garante que o plano seja realista e dentro do orçamento. Também é consistente com as decisões de planejamento estratégico para atingir as metas de gestão e com as missões da marca.

2 - Avaliação ambiental
A análise do ambiente de negócios precisa coletar dados para observar os fatores que podem afetar o desempenho dos projetos de arquitetura durante a execução de um plano de marketing.

No macroambiente, a análise precisa levar em conta as mudanças e tendências mais importantes nas regiões, países e no mundo.

Em um microambiente, a análise se concentra nos principais stakeholders envolvidos nas áreas de atuação da empresa.

Todos esses fatores podem ser combinados para criar cenários futuros (otimista, neutro, pessimista) e estratégias para aprimorar cada cenário.

3 - Identificação do público-alvo
Um dos passos básicos para uma estratégia de marketing bem-sucedida é conhecer seu público-alvo.

Todas as ações realizadas devem ser direcionadas aos interessados na empresa, produto ou serviço.

Para fazer isso, é necessário coletar informações como:
  • Idade;
  • Gênero;
  • Local de residência;
  • Profissão

Além das informações básicas, você precisa entender, por exemplo, o que o cliente deseja fazer, quais os tópicos são de interesse dele e onde ele está consumindo material sobre energia solar Fortaleza preço, por exemplo, e como esse público se relaciona com as marcas de interesse.


4 - Desenvolvimento da persona
Essa etapa do planejamento é conveniente porque a persona é a personificação ideal do cliente e tem um perfil completo de todos os aspetos da vida de uma pessoa, visando tornar o público de uma marca mais humanizado e claro para que toda a equipe trace estratégias mais direcionadas.


Ou seja, esse tipo de prática fornece mais ferramentas para estudar as caraterísticas do público-alvo e promover ações mais adequadas para as necessidades e interesses dessa audiência.


5 - Estabelecimento de cronogramas e responsabilidades
Esta fase define os cronogramas que permitem a execução do plano e quem é responsável para cada etapa e estratégia.


Isso é importante para estabelecer o prazo adequado para atingir cada meta e responsabilizar as equipes certas para cada estágio do plano, de modo que todos se sintam comprometidos com o plano de marketing e as atividades sejam executados corretamente (e, se não forem, os responsáveis sejam facilmente localizados).


6 - Concretização das estratégias
Também é importante estabelecer encontros regulares para acompanhamento das ações e ajustes das estratégias.


Por isso, reúna equipes, compartilhe as evoluções, traga imprevistos e anote todas as ideias.


As campanhas podem usar diferentes recursos, como guerrilha, digital, viral, inbound e outbound marketing, além de diferentes canais, como mídias sociais, e-mail marketing e blogs.


Assim, é natural que para cada ação e resultado, um desses formatos seja adotado e que precisem ser realizados.


É importante inovar e adotar uma mentalidade mais aberta para se destacar no mercado.
Lembre-se de também considerar o orçamento proposto para a campanha e disponível para cada estágio da ação, de modo a manter um bom retorno.


7 - Definição dos canais de contrato
Este é um fator muito importante para alcançar seus objetivos.


Para manter um bom relacionamento, é importante definir o canal principal e utilizá-lo para conversas com seu público-alvo, bem como estabelecer plataformas secundárias para o relacionamento com o público de forma estratégica e eficiente.


Pensando nisso, defina a melhor mídia para os planos e estratégias desenvolvidos e que possibilitem a adequada divulgação do serviço de reformas residenciais, por exemplo, e o alcance de um público qualificado. Exemplos disso são jornais, sites, rádios, redes sociais e outras plataformas que garantem o contato com potenciais clientes.


8 - Monitoramento das estratégias traçadas
É importante que os profissionais de marketing monitorem cuidadosamente todas as ações e os resultados que elas geram.


Caso a estratégia se prove abaixo das expectativas, é pertinente modificá-la ou até mesmo suprimi-la do plano original, identificando quais os apetos impactaram no resultado obtido para traçar ações mais efetivas.


Por que ter um bom plano de marketing é importante?
Basicamente, o propósito deve ser o principal objetivo do planejamento de marketing, estabelecendo uma direção a ser seguida para alcançar o sucesso e o que deve ser feito para obtê-lo.


Para isso, o plano de marketing estabelece o posicionamento e reconhecimento da marca, bem como a forma de relacionamento com o público, também considerando quem será o público-alvo.


Além disso, há a criação de campanhas de divulgação e sistemas de comunicação.


Assim, para desenvolver uma estratégia de divulgação efetiva, é importante alinhar todas as equipes e colaboradores a essa mesma direção, impulsionando a equipe de conserto de equipamentos hospitalares, por exemplo, a entender as questões relacionadas ao negócio e definir metas a serem alcançadas, reconhecendo seu papel para isso.


Além disso, o plano ajudará a organizar o trabalho e tornar o negócio mais relevante no mercado. E, conforme as ações são feitas, é possível avaliar se o investimento deu certo e otimizar as estratégias necessárias para o devido crescimento.


A seguir, acompanhe os principais benefícios de contar com um bom plano de marketing.


1. Promove a colaboração
Se você decidir fazer do marketing um processo sistemático e formal, você precisa notificar e engajar membros de todos os departamentos da manutenção de máquinas industriais.


Com isso, além de todas as equipes saberem quais os processos de desenvolvimento da marca, passam a atuar em conjunto para promover mais sucesso ao negócio.


2 - Diminui os riscos
O planejamento estratégico evita riscos, especialmente quando a economia está em uma situação incerta.


Especificamente, como parte do processo, você precisa avaliar sua situação atual, recursos, pontos fortes e fracos, ambiente de negócios e concorrência. Desta forma, você está pronto para tomar decisões e minimizar riscos.


Isso ocorre porque quanto mais planos você tiver, mais cenários você pode prever e, consequentemente, menos contratempos as estratégias, como a hospedagem de PABX em nuvem, sofrerão.


3 - Contribui para a produtividade
O planejamento é muito importante para a rotina de uma organização e para a realização adequada de quaisquer atividades, estabelecendo ordem, prioridade e processos para a obtenção de um resultado.


Ou seja, permite definir as diferentes fases do projeto, prazos e como deverá ser feita a implementação, possibilitando acompanhar e mensurar tais ações.


Isso não é diferente no marketing de uma marca, determinando os responsáveis e prazos para cada campanha, inclusive em ações integradas, estabelecendo períodos para a passagem da tarefa para outras áreas, por exemplo.


Isso é importante porque ajuda as equipes a entenderem os objetivos pretendidos pela fábrica de anéis de segmento, por exemplo, e garante que tudo seja feito em tempo hábil.


4 - Possibilita a competitividade da marca
Um dos benefícios mais atrativos é que os planos de marketing contribuem para a tomada de decisões e o sucesso dos projetos de uma organização. Isso é importante para que a empresa se torne mais competitiva.


Um programa de branding bem planejado e estruturado está alinhado ao perfil da empresa e facilita a aceitação de produtos e serviços no mercado.


Como resultado, as marcas se tornam a melhor escolha do setor para clientes diversos de serviços/produtos.


5 - Possibilita o acompanhamento dos resultados
Com o planejamento traçado, estima-se quais métricas serão acompanhadas em cada ação e quais os resultados esperados. Assim, é possível avaliar se as campanhas estão surtindo o efeito esperado e implementar ações para corrigir a estratégia, caso não sejam eficientes, com mais agilidade.


Mais ainda, agir com responsabilidade e conforme o plano de ação traçado torna mais fácil manter os padrões de qualidade e acompanhar os processos estabelecidos.


Nesse sentido, o plano de marketing cria documentos dinâmicos que você pode pesquisar, analisar e personalizar conforme necessário, criando um protocolo e um registro a ser utilizado para acompanhar as estratégias traçadas.


Ou seja, o planejamento é o sistema que forma a base para rastreamento, análise de dados e melhoria contínua.


Considerações finais


Agora você entende porque planejar todos os estágios do marketing digital se faz tão urgente. Lembre-se que ter um diagnóstico completo da empresa, onde ela está e onde ela quer chegar é vital para evoluir e criar campanhas mais qualificadas.


Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




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