4 Etapas para a criação de um plano de marketing digital

13 Jan,2020

Passo 1: Analisar o seu negócio e o mercado

Primeiro, pare, pesquise e analise. É preciso não só analisar o ambiente externo ao seu negócio, bem como o interno. Deve questionar-se sobre o seu produto: O que vai vender? Quais são as principais características do seu produto/serviço? A que necessidades dos seus clientes tem de responder? O que distingue o seu negócio dos demais? A par com todas estas questões, deve também definir e avaliar o seu público-alvo.
Analisado o seu produto e tudo aquilo que tem para oferecer, é fundamental perceber como está agrupado o mercado em torno desse mesmo produto/serviço. Nesta fase, procure conhecer a sua concorrência, como estão a marcar a sua presença online, em que canais, como apresentam o seu produto/serviço, que preços praticam,etc.

Passo 2: Definir objetivos




Mediante a análise interna e externa, deve começar a definir metas. Pergunte-se sobre aquilo que realmente quer atingir com a nova aposta numa presença online. Os objetivos devem ser mensuráveis e quantificáveis e determinar um período máximo para a sua realização, como por exemplo:
• Aumentar as vendas online em 30% até ao final do ano;
• Dobrar o número de leads em 12 meses;

Passo 3: Identificar principais canais de comunicação

Neste passo, deverá responder a como se vai fazer chegar ao seu público-alvo. Passa então a ter de estruturar as suas estratégias de divulgação e publicidade. Não existe uma receita exata e igual para todas as empresas, uma vez que a estratégia que pode ser melhor para um negócio poderá já não ser adequado para outro.



De qualquer das formas, o seu plano de marketing digital deve ir de encontro ao seu público e relacionar-se com o seu produto/serviço. A estratégia tanto pode incluir todas as redes sociais como apenas uma delas ou incluir ações de relações públicas como não. Selecione os canais onde os seus potenciais clientes estão presentes e aposte nelas.

Passo 4: Equipa e orçamento

Quem serão os responsáveis pelo seu plano de marketing digital? A estratégia de marketing digital é composta por várias áreas de especialização e é necessário assegurar recursos humanos que se dediquem a 100% a cada uma delas.



Ora, é evidente que tudo isto requer um orçamento. O investimento em e-commerce e marketing digital implica um planeamento financeiro. A presença online, a publicidade online, a gestão de marketing online e tudo isto implicam custos. Convém lembrar que quando deixamos de apostar no marketing, o negócio deixa de existir. Dessa forma, as empresas devem contemplar nos seus orçamentos anuais os investimentos necessários para o plano de marketing.


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