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Meta Description: O que é, qual a sua importância e como escrever

30 nov,2021

O que é?
Uma meta description é uma tag HTML usada para descrever o conteúdo de uma página web e refere-se ao texto que surge abaixo do link e do título nos resultados de uma pesquisa Google.
É, portanto, a meta description que fornece aos visitantes um resumo do conteúdo que irão encontrar na página.



Qual a sua importância?
Apesar de não produzir efeitos diretos no ranking do Google, não significa que esta deva ser deixada de lado.
Como mencionado anteriormente, é através da meta description que os visitantes ficam a conhecer qual o conteúdo da página. Por esse motivo, é importante pensar na construção de uma meta description que seja descritiva do conteúdo a que se refere e que seja apelativa de forma a trazer mais clicks para o seu website.
Outro fator a ter em consideração, está relacionado com o facto de quando não existe uma meta description definida, o Google acaba por utilizar uma parte do conteúdo da página como meta description, o que pode resultar numa descrição não tão atrativa nos resultados de pesquisa.

Como escrever uma meta description?
1. Tenha em atenção o tamanho da meta description
Um dos principais desafios na criação de uma meta description prende-se com a sua extensão: Não deve ser demasiado extensa, caso contrário não irá surgir na sua totalidade, mas também não deve ser demasiado curta impedindo de revelar o conteúdo da página.
Uma meta description não deve atingir um máximo de 160 caracteres. No entanto deve ter em atenção para não as tornar demasiado curtas e incompletas.

2. Seja objetivo
Lembre-se que é através deste pequeno texto que as pessoas ficam a conhecer o conteúdo da página e decidem se é ou não relevante para elas.
Por isso não escreva descrições redundantes, ou que não reflitam o conteúdo da página.

3. Procure utilizar palavras-chave
Como mencionado anteriormente, se uma palavra-chave corresponder a algum termo da descrição, a correspondência surge a negrito captando uma maior atenção por parte dos visitantes.

4. Utilize "calls-to-action"
O objetivo de uma meta description apelativa é persuadir os visitantes a clicarem no seu website. O recurso a "calls-to-action" podem ajudar nessa persuasão.
Expressões como "Comprar agora", "Reserve agora" ou "Clique para saber mais" são exemplos de expressões que podem ajudar no processo.

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