Whatsapp
Whatsapp

Como criar uma Title Tag otimizada

11 fev,2022

html
A title tag refere-se ao título de uma página que aparece nos resultados dos motores de pesquisa. A definição do título da página é feita através da utilização da tag <title> no HTML da página.
Não confunda as title tags com as tags h1 - o header1 refere-se aos títulos dos seus conteúdos.

Porque são importantes?
Para além de ser através do título que os utilizadores conseguem identificar qual o conteúdo da página, é também através do title tag que os motores de pesquisa identificam qual o conteúdo e relevância da página para que estes surjam nos resultados de pesquisa.
As title tags, em conjunto com a meta descrição, devem fornecer a quem está a pesquisar uma visão clara e assertiva do que irão encontrar quando clicarem no link.

Como criar uma title tag otimizada para o SEO?

Tenha em atenção ao tamanho
Apesar de o Google não definir um limite oficial, o tamanho recomendado de uma title tag é o de um máximo de 60 caracteres. Ao criar um título que exceda este limite, corre o risco de que este seja "cortado" quando surgir nos resultados de pesquisa.

Inclua palavras-chave
Procure criar títulos que incluam palavras-chave relevantes (sem no entanto exagerar na quantidade), e no início do título. Desta forma está a garantir que aquilo que realmente descreve a sua página é a primeira coisa que os utilizadores veem.

Não duplique os títulos
Tenha em atenção para não criar páginas com as mesmas title tags de forma a mostrar ao Google e aos visitantes que o seu website oferece conteúdos únicos.

Inclua o nome da sua marca
Se possível (isto é, se não significar exceder os 60 caracteres), inclua o nome da sua marca no título da página, de preferência no final. Desta forma está a ajudar o visitante a identificar a quem pertence aquela página.

Construa títulos descritivos
Como mencionado anteriormente, é através do título que utilizadores e motores de pesquisa ficam a conhecer o conteúdo da página. Por esse motivo, os títulos devem ser o mais descritivos possível. Procure utilizar palavras como "Porquê, Onde ou Como" de forma a ajudar na descrição.

Veja Também: