Whatsapp
Whatsapp

O que é o Facebook Pixel e como configurá-lo

14 set,2022

O Facebook Pixel é uma ferramenta analítica da plataforma de anúncios do Facebook - Facebook Ads.
Este código de JavaScript é colocado no código no website e permite medir o desempenho das campanhas feitas a partir do Facebook.

A utilização do Pixel do Facebook permite ter acesso a informações sobre os visitantes do seu website e sobre a forma como interagem com ele.

Para que serve o Facebook Pixel?
Conforme mencionado anteriormente, através do Pixel do Facebook é possível rastrear as interações do visitante com o seu website, obtendo assim informação importante sobre o comportamento dos utilizadores.

Segue abaixo algumas das funcionalidades do Pixel do Facebook:

Rastrear eventos
O Facebook Pixel consegue fornecer informação sobre eventos como:
  • Adicionar um item ao carrinho
  • Adicionar um item à whishlist
  • Visualização de conteúdo
  • Finalização de uma compra
  • Preenchimento de um formulário
  • Pesquisas feitas no website

Rastrear conversões
O acompanhamento das conversões é uma funcionalidade essencial para qualquer plataforma de anúncios.
Através do Pixel do Facebook, é possível rastrear as conversões que ocorrem com origem no anúncio do Facebook ads, sejam elas uma compra, um registo ou uma subscrição.


Remarketing
As ações de remarketing são uma poderosa ferramenta para "resgatar" um cliente e levá-lo a concluir a sua compra.
Imagine que um utilizador clica num anúncio que visualizou no facebook, adicionou produtos ao carrinho, mas não concluiu a compra. Através do rastreio que é feito com o píxel do facebook, é possível direcionar anúncios apenas para esses utilizadores, de forma a incentivar a compra.


Obter informação sobre os utilizadores
O pixel do facebook pode ser um grande aliado no que diz respeito à obtenção de insights sobre o seu público.
Graças a este código, é possível através do gestor de anúncios, obter informação sobre a localização, os dados demográficos (idade, género, etc) ou até mesmo os dispositivos utilizados pelos seus visitantes.


Como instalar o Pixel do Facebook



É possível configurar o Pixel do Facebook através do Gestor de Negócios ou através de uma conta individual.


Se já possui uma conta no Gestor de Negócios (ou se pretende criar uma para proceder à configuração), confirme se possui um cargo de administrador na conta que pretende utilizar.


Para dar início à criação do Pixel do Facebook, terá de seguir os seguintes passos:

1 - Aceda a Definições do negócio no Gestor de Negócios.
2 - Selecione o seu negócio
3 - Clique em Fontes de dados
4 - Selecione Píxeis
5 - Clique no botão + Adicionar
6 - Escreva um nome para o seu pixel
7 - Opcional: introduza o URL do seu site
8 - Clique em Continuar
9 - Para instalar o seu Píxel no site, clique em Configura o Píxel agora

Se pretende criar um Pixel através da sua conta individual, comece por aceder ao Gestor de Eventos e siga os seguintes passos:

1 - Clique no + do lado esquerdo e selecione Web
2 - Selecione Píxel e clique em Associar
3 - Adicione o nome do píxel
4 - Insira o URL do seu site para procurar opções de configuração fácil
5 - Clique em Continuar

Para instalar o Pixel do Facebook no website, existem 3 opções de configuração, cuja explicação pode ser consultada aqui:
  • Adicionar o código manualmente
  • Usar uma integração de um parceiro
  • Instruções por e-mail


Veja Também: