Porque deve apostar nas redes sociais?

16 Jan,2020

Com o aumento da utilização das redes sociais, é obrigatório para as empresas investirem na sua presença em redes sociais. Grande parte das lojas online já possui uma página no Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube, entre outras. Assim e cada vez mais, o e-commerce e as redes sociais são indissociáveis. Mas porque é tão importante apostar nas redes sociais?

1. Aproxima o público-alvo

Com as redes sociais, a comunicação torna-se mais fácil e direta. Desta forma, é importante utilizá-las para conhecer melhor o seu público-alvo e para manter interações com os seus clientes, investindo no diálogo, conteúdo e em confiança. Procura-se, assim, tornar mais humana a relação entre a marca e o consumidor, para que se possa atrair e fidelizar novos clientes sem que o argumento seja meramente através do preço ou do produto/serviço a oferecer.


2. Conhecer o comportamento dos consumidores

Ao marcar presença onde todos os seus clientes e potenciais clientes já se encontram, permitirá descobrir o que as pessoas comentam sobre a sua loja, os seus conteúdos, produtos, concorrentes, entre outros. Ao fazê-lo conseguirá perceber como os seus clientes pensam e agem e dessa forma poderá mudar ou melhorar a sua estratégia de marketing e vendas.


3. Divulgação dos produtos/serviços segmentada

Nas redes sociais é mais fácil chegar precisamente ao público que interessa ao seu negócio, através da segmentação. Por exemplo, em ferramentas como o Facebook Ads é permitido escolher as pessoas com base em muitas das suas características que possam ser direcionadas para a campanha em específico. Esta segmentação vai além dos dados demográficos, uma vez que possibilita incluir aspetos como o perfil de compra, interesses pessoais, atividade recente, páginas com like, etc. Todo este detalhe permite adotar uma estratégia mais focada e com maiores resultados, visto que passa a ser possível direcionar as campanhas exclusivamente a consumidores que possam ser, de facto, potenciais clientes.


4. Maior visibilidade

A presença online é cada vez mais importante para expandir o seu negócio e aumentar a visibilidade da sua empresa. Para tal, é preciso estar onde o seu público já marca presença. Através das redes sociais, tornar-se-á bem mais fácil chegar aos seus potenciais clientes e apresentar-se como resposta e solução para o que procuram. Desta forma, será também potencializado o tráfego de entrada, isto é, o aumento do número de novas pessoas que entram no seu website/loja online. Cada perfil criado nas redes sociais e adicionado à sua estratégia de marketing é uma porta de entrada para o seu site, bem como o conteúdo que publica em cada um deles. Organizar o conteúdo em tantas plataformas quanto possível permite que essas pessoas alcancem organicamente os seus negócios.


5. Aumenta a reputação da marca

Através da presença nas redes sociais, a empresa é levada a assumir uma identidade perante o público, com o objetivo de estimular confiança e de criar boas relações com o mesmo, o que permitirá aumentar a reputação da empresa. Para tal , é preciso ser honesto, transparente e autêntico, de forma a estar sempre disponível para receber todas as críticas e feedbacks, sejam positivas ou não. Uma página que promove discussões interessantes, que partilha conteúdos úteis e que está sempre pronta a responder ajuda a aumentar a credibilidade da marca ou empresa.

6. Gera engagement

O engagement desenrola-se quando se cria no cliente o sentido de compromisso e lealdade para com determinada empresa, isto é, deixa de ser um mero consumidor do produto/serviço e passa a estar envolvido na marca, passando a reagir, a opinar, a criticar e a partilhar. Como consequência desse envolvimento, a fidelidade do cliente é consolidada. As redes sociais são fundamentais para gerar engagement, visto que permitem, uma comunicação mais direta e bidirecional, conteúdo personalizado e original, entre outros.


7. Analisa resultados

É possível avaliar o alcance das estratégias que escolheu implementar nas suas redes sociais, de forma rápida e eficiente. Além de ferramentas que podemos associar às redes sociais, também podemos utilizar um outro conjunto de técnicas mais simples. Por exemplo, o uso de cupões ou códigos permite mostrar o percurso do cliente e perceber de onde partiu para finalizar a compra. As próprias redes sociais já possuem uma ferramenta específica que nos permite avaliar todos os dados (alcance das publicações, número de likes, segmentação do público, etc), no caso do Facebook, por exemplo, que dispõe da ferramenta de análise “Facebook Insights”.


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