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O que é o Omnichannel e porque o deve aplicar no seu negócio

12 jan,2022

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O que é?
O omnichannel (ou omnicanal) refere-se à estratégia de integrar diferentes canais de venda e de comunicação de forma a melhorar a experiência do consumidor, através da interligação dos canais online e offline.
Esta é uma estratégia que já tem vindo a ser utilizada por diversas marcas, e com as quais alguns consumidores já teve contato. Como? A implementação do omnichannel possibilita a que um cliente que se encontre dentro de uma loja física, consiga através de uma app da marca consultar a disponibilidade de determinado artigo. Uma vez encontrado o artigo, é possível fazer a encomenda junto de um dos vendedores a receber o produto em casa.
Neste exemplo, os canais online e offline interligam-se entre si de forma a tornar a experiência do consumidor mais prática e cómoda, contribuindo assim para uma melhoria da sua satisfação.

Omnichannel, Multichannel e Crosschannel
Estes 3 termos referem-se a diferentes estratégias com o objetivo de melhorar a experiência do utilizador, no entanto não devem ser confundidas entre si.

Como referido anteriormente, a estratégia do omnichannel refere-se à interligação dos diferentes canais da marca. Já o multichannel refere-se à oferta por parte de uma empresa de diferentes canais de compra, como por exemplo a existência de uma loja física, um website e um app, sem que estas interajam entre si.
Relativamente à estratégia do crosschannel, esta diz respeito a situações em que os canais se cruzam entre si, como por exemplo comprar uma loja online e receber a encomenda na loja física.

Porque utilizar uma estratégia de omnichannel?
A garantia da total satisfação do consumidor tem sido uma das principais preocupações das marcas, procurando proporcionar uma experiência única. Ao fornecer ao cliente um serviço rápido e cómodo, as marcas estão a contribuir para a sua satisfação, melhorando assim a reputação da marca e aumentando a probabilidade de fidelização do cliente.
A utilização da estratégia de omnichannel, ao permitir proporcionar um serviço rápido e cómodo, torna-se uma importante ferramenta para as empresas se destacarem e posicionarem no mercado.

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