O que é?O
omnichannel (ou omnicanal) refere-se à estratégia de integrar diferentes canais de venda e de comunicação de forma a melhorar a experiência do consumidor, através da interligação dos canais
online e
offline.
Esta é uma estratégia que já tem vindo a ser utilizada por diversas marcas, e com as quais alguns consumidores já teve contato. Como? A implementação do
omnichannel possibilita a que um cliente que se encontre dentro de uma loja física, consiga através de uma app da marca consultar a disponibilidade de determinado artigo. Uma vez encontrado o artigo, é possível fazer a encomenda junto de um dos vendedores a receber o produto em casa.
Neste exemplo, os canais
online e
offline interligam-se entre si de forma a tornar a experiência do consumidor mais prática e cómoda, contribuindo assim para uma melhoria da sua satisfação.
Omnichannel, Multichannel e Crosschannel Estes 3 termos referem-se a diferentes estratégias com o objetivo de melhorar a
experiência do utilizador, no entanto não devem ser confundidas entre si.
Como referido anteriormente, a estratégia do
omnichannel refere-se à interligação dos diferentes canais da marca. Já o
multichannel refere-se à oferta por parte de uma empresa de diferentes canais de compra, como por exemplo a existência de uma loja física, um
website e um
app, sem que estas interajam entre si.
Relativamente à estratégia do
crosschannel, esta diz respeito a situações em que os canais se cruzam entre si, como por exemplo comprar uma loja
online e receber a encomenda na loja física.
Porque utilizar uma estratégia de omnichannel?A garantia da total satisfação do consumidor tem sido uma das principais preocupações das marcas, procurando proporcionar uma experiência única. Ao fornecer ao cliente um serviço rápido e cómodo, as marcas estão a contribuir para a sua satisfação, melhorando assim a reputação da marca e aumentando a probabilidade de fidelização do cliente.
A utilização da estratégia de
omnichannel, ao permitir proporcionar um serviço rápido e cómodo, torna-se uma importante ferramenta para as empresas se destacarem e posicionarem no mercado.
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