Whatsapp
Whatsapp

O que são palavras-chave negativas?

16 mai,2022

keywords
O que são palavras-chave?
Palavras-chave, também conhecidas como keywords, são termos usados pelos utilizadores nas pesquisas dos motores de busca.

Palavras-chave negativas
As palavras-chave negativas, são os termos que não devem surgir num anúncio do Google ads. A definição destas keywords permite otimizar as campanhas, diminuindo os gastos com termos indesejados ou que não se adequam ao seu anúncio. Por outras palavras, ao identificar quais as palavras-chave negativas, está a diminuir os gastos com cliques que dificilmente iriam gerar vendas ou leads.

De acordo com o Google, de forma a segmentar melhor a sua campanha, garantindo que os anúncios irão surgir apenas a quem realmente está interessado no seu produto ou serviço e aumentar o ROI (Return Over Investment - Retorno sobre o investimento), procure criar uma lista de palavras-chave negativas com termos semelhantes às suas keywords, mas que sejam indicados para clientes que procuram um produto diferente.

Uma forma de identificar as palavras-chave negativas passa por aceder ao Planeador de Palavras-chave do Google e inserir as palavras-chave que considera que se adequam ao seu anúncio. De seguida, procure na lista por keywords que não vão de encontro à sua campanha e que por esse motivo não quer que estejam associadas ao seu anúncio - as palavras-chave negativas.


Tipos de palavras-chave negativas
No Google ads é possível definir 3 tipos de correspondência negativas:



Correspondência ampla negativa:
Neste tipo de correspondência, o anúncio não é apresentado se a pesquisa contém todos os termos da palavra-chave negativa, independentemente da ordem com que os termos surgem. No entanto, se a pesquisa conter apenas alguns dos termos, o anúncio continua a ser apresentado.

Correspondência de expressão negativa:
No caso da correspondência de expressão negativa, o anúncio não é apresentado se a pesquisa conter os termos exatos das palavras-chave pela mesma ordem, mesmo que a pesquisa inclua termos adicionais. A identificação destas palavras-chave é feita através do recurso a "" - por exemplo "bicicletas usadas".

Correspondência exata negativa:
À semelhança do que acontece com a correspondência de expressão negativa, o anúncio não é apresentado se a pesquisa conter os termos exatos, pela mesma ordem. A diferença para este caso reside no facto de que o anúncio continua a ser apresentado caso a pesquisa contenha termos adicionais. A identificação destas palavras-chave é feita através do recurso a [] - por exemplo [bicicletas usadas].

Veja Também: