Whatsapp
Whatsapp

Os 7 P's do Marketing de Serviços

03 jan,2022

De uma forma sintetizada, o marketing de serviços refere-se a um conjunto de táticas que ajudam a agregar valor a um determinado serviço fornecido.

Já aqui falamos sobre os 8P's do Marketing Digital, mas e sobre os 7P's do Marketing de Serviços?
Continue a ler o artigo para conhecer estes 7 fatores essenciais para o delineamento de uma estratégia de marketing de serviços.

Produto
O primeiro P refere-se ao produto, ou seja a todos os bens ou serviços que a sua empresa/negócio disponibiliza.

Preço
O preço é um dos fatores mais considerados pelos consumidores no momento de decisão de compra.
Por isso deve identificar quanto é que os consumidores estão dispostos a pagar pelo seu serviço, e procurar um preço que seja justo para o cliente e que, ao mesmo tempo, lhe permita gerar lucro.

Distribuição (Place)
É a forma como a empresa disponibiliza os seus serviços aos seus consumidores. Aqui é importante considerar a rede entre clientes, fornecedores e revendedores e todos os canais utilizados para fazer o serviço chegar ao consumidor final.

Promoção
A promoção refere-se a todos os esforços realizados para comunicar os serviços oferecidos, como por exemplo campanhas de publicidade offline e online.

Processos
A importância dos processos pode ser definida como a forma como se consegue executar o trabalho de forma mais eficiente possível.
Quando um processo é bem executado internamente, torna-se mais fácil mostrar aos clientes como o serviço vai ser executado, proporcionando assim uma maior confiança e segurança ao cliente na tomada de decisão.

Pessoas
A maioria dos serviços acabam por ser definidos pelas pessoas que os fornecem. Por esse motivo é crucial investir em recursos humanos que estejam o mais preparados possível para responder a qualquer situação que possa surgir.

Provas físicas
São consideradas provas físicas tudo o que o cliente perceciona do contacto com a sua empresa, como por exemplo as instalações, o website ou o atendimento dos colaboradores.