Whatsapp
Whatsapp

Os 8P's do Marketing Digital

15 dez,2021

setas no alvo
Para quem já trabalha com o Marketing, já está familiarizado com os 4P's do Marketing Mix  - Produto, Preço, Distribuição e Comunicação.
No entanto, com o crescer do digital tornou-se necessária a consideração de outros fatores na definição de um plano de marketing digital: Os 8'Ps

Pesquisa
O primeiro 'P' refere-se à Pesquisa, um passo fundamental em qualquer estratégia de Marketing. É através da pesquisa que ficará a conhecer melhor o comportamento dos consumidores, as suas motivações e as principais tendências. A pesquisa é fundamental para definir o seu público-alvo e orientar as ações de marketing.

Planeamento
Uma vez feita a pesquisa e recolhida toda a informação necessária, é hora de planear quais as melhores estratégias para atingir e converter o seu público-alvo. Se, por exemplo, está a planear utilizar as redes sociais, reflita sobre as seguintes questões: Quais serão as mais adequadas? Que tipo de conteúdo pretende partilhar? Com que frequência?
Estas são apenas apenas algumas questões que deve ter em consideração antes de implementar a sua estratégia.

Produção
Aqui falamos da produção da estratégia, de tornar o planeamento feito em algo tangível e colocá-lo em prática.
Para isso, comece a utilizar as ferramentas que irá necessitar, como por exemplo as Redes Sociais, o Website, Google Ads ou o Google Analytics etc.. O importante é utilizar as opções que mais se adequam aos seus objetivos.

Publicação
Esta é a fase de ativação do seu projeto. Aqui procure focar-se no marketing de conteúdo, que são do interesse do seu público, sendo mais propício à geração de leads.

Promoção
O 5º 'P' refere-se à promoção do seu produto ou serviço. Uma forma de o conseguir é através de anúncios pagos como o Google ads ou o Facebook ads.

Propagação
Nesta fase o objetivo é tornar as suas campanhas virais com a ajuda do seu público-alvo. Ou seja, a ideia é incentivar o seu público a partilhar o seu conteúdo tornando-o viral. Para isso, procure garantir a sua total satisfação, através de, por exemplo, um atendimento diferenciado, um seguimento pós-venda ou demonstrar disponibilidade e interesse no feedback do cliente.

Personalização
A personalização é um elemento chave para a fidelização do cliente. Através da personalização, o seu público começa a sentir-se mais próximo da marca, o que para além da fidelização, provoca o engagement (como por exemplo em blogs ou nas redes sociais), contribuindo para o aumento da relevância da marca.

Precisão
No marketing digital, o processo de medição de cada ação é bastante mais fácil. Por esse motivo, o último 'P' diz respeito à avaliação dos resultados das estratégias utilizadas, permitindo analisar se estas foram ou não bem sucedidas. Para isso utilizam-se os chamados KPI's (key performance indicators, ou indicadores-chave de performance), como por exemplo o ROI (retorno sobre o investimento) ou a taxa de conversão.

Leia também: Alt text: Tudo o que precisa de saber