Whatsapp
Whatsapp

Diferenças entre SEO e SEM

15 nov,2021

Análise gráfica
Quando se fala em marketing digital, é inevitável não falar de SEO e de SEM. No entanto, muitas das vezes estes termos são indevidamente utilizados ou até mesmo confundidos.
Por esse motivo, a DIWA preparou uma explicação simplificada de cada um dos termos para que todas as suas dúvidas desapareçam.

De forma simplificada, o SEO (Search Engine Optimization), refere-se à utilização de métodos orgânicos para aparecer nos resultados de pesquisa, enquanto que o SEM (Search Engine Marketing) se refere à utilização de métodos pagos para aparecer nos resultados de pesquisa.
Ambos os métodos melhorar a visibilidade e aumentam o tráfego do seu website: quer seja através de uma estratégia de SEO (como por exemplo o marketing de conteúdo) ou através de anúncios pagos, a verdade é que qualquer uma das estratégias acabam por aumentar a visibilidade do website, embora no caso do SEM os resultados sejam mais imediatos.

Então no que diferem estes 2 conceitos?
Tal como foi acima referido, uma das principais diferenças entre SEM e SEO, é que para o primeiro caso os resultados são mais imediatos, isto é, ao lançar por exemplo uma campanha no Google ads facilmente é visível o aumento do alcance e do número de cliques no seu website. Já o SEO pode demorar algum tempo a produzir resultados.
No entanto, é importante referir que apesar de o SEM produzir resultados mais rápidos, o SEO produz resultados mais duradouros, isto porque a otimização do website faz com que os resultados melhorem ao longo do tempo, enquanto que assim que termina uma campanha paga, a visibilidade também termina.
Outra grande diferença entre estes conceitos está obviamente no CPC (custo por clique), uma vez que no caso do SEM existe sempre um custo associado a cada clique, enquanto que no SEO os cliques são gratuitos.

Apesar de estes serem canais diferentes, não devem ser vistos como mutuamente exclusivos. Uma vez percebido qual o propósito de cada um deles, o objetivo deverá ser analisar de que forma estes dois métodos em conjunto podem contribuir para o crescimento do seu negócio.

Leia também: SEO o que é e como funciona?